segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Viagem de sonho. Argentina/Patagónia




Olá amigos,


De entre todos os países que visitei (e já são alguns), vou destacar algumas visões inesquecíveis. E hoje começo pelo Glaciar Perito Moreno. Mas vamos começar pelo príncipio.


Entre 24/9 e 5/10/2005 viajei para Buenos Aires com escala em Madrid. Foram 12,5 horas de voo. Esta é a parte má que preencheu o 1º dia. Éramos um grupo muito grande, cerca de 50 distribuidos por 2 camionetas. No 2º dia era Domingo. Eu estava com dores insuportáveis de coluna, que me massacravam regularmente há vários anos. Por isso levei injecções tipo "dose de cavalo", que é "tiro e queda". Em Buenos Aires as injecções são aplicadas nas farmácias. Domingo. Todas fechadas. Torço-me com dores. Começa o circuito da cidade. 1ª paragem: Centro Histórico. O grupo passeia a pé. As 2 guias e um dos motoristas (o outro ficou a tomar conta das camionetas) procuram onde me possa ser aplicado o "Relmus" e o "Panadoze". Estão os 3 sempre em contacto telefónico. Eureka! Uma clínica pública. Atende-me uma senhora simpática. "Quanto é?", perguntei. "Nada. Este é um tipo de trabalho que não podemos fazer aqui apesar de a sra. ter a receita. Mas quando soube do seu sofrimento, resolvi actuar por conta própria". Dei-lhe o montante equivalente ao dobro do que pagaria num posto em Lisboa (cerca de € 10). "Não posso aceitar". "Aceite por favor". Uma guerra que acabou num olhar, num sorriso de agradecimento profundo de parte a parte. Durante mais 5 dias 1 pica todos os dias (agora nas farmácias). A partir daqui nunca mais tive dores: quando cheguei a Lisboa tratei logo de ser operada. Tinha medo mas: Operação ou Viagens nunca mais. O alívio foi quase imediato e comecei então a usufruir do meu 1º dia em Buenos Aires.


Buenos Aires com os seus 1 milhões de habitantes é uma cidade fantástica. A Av. 9 de Julho (independência da Argentina em 1816) salta logo aos nossos olhos. É a mais larga do mundo - 120 m -, com 16 faixas de rodagem - 8 em cada sentido. Podem daqui ver o Obelisco com 67 metros de altura, construído em 1976 e que comemora 400 anos da 1ª invasão espanhola em Rio de La Plata. Visitem a Plaza Mayo com a famosa "Casa Rosada" (edifício renascentista), sede de Governo e donde Evita Péron discursava perante o povo.



1 comentário:

soft disse...

Está a começar mal. A viagem (lol) com as dores mas de certeza que vai ser um final apoteótico.
Eu é que já me estou a imaginar a brandir uma bandeira e a gritar “VIVA LA REVOLUCION” "QUE SE VAYAN LOS ESPANHOLITOS" não que eu até gosto de nuestros hermanos. Vou continuar…